segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Resenha: Livro A Mortificação do Pecado

Ninguém discursa melhor sobre a mortificação da natureza pecaminosa do que John Owen. Nascido em 1616 e morto em 1683, ele completou o mestrado aos 19 anos e foi ordenado pastor aos 21 anos.

Na década de 1640, foi capelão  de Oliver Cromwell, o principal líder do Parlamento inglês, além de deão e vice-reitor (a partir de 1652, quando tinha 36 anos) da maior faculdade de Oxford. Com cerca de 20 anos Owen passou pela experiência de tremenda convicção do pecado descrita em Romanos 7, o que ajudou a descobrir que soxinho não poderia vencer suas inclinações pecaminosas.

Preparou uma série de sermões sobre o assunto e pregou sobre ele na Christ Church, em Oxford. Em 1656, aos 40 anos, reuniu todo o material e publicou o livro A Mortificação do Pecado, traduzido para vários idiomas e publicado no Brasil pela Editora Vida, em 2001.

Para Owen, fora do auxílio do Espírito Santo, "todos os demais meios de mortificação são vãos, todas as ajudas nos deixam indefesos. Imprescindivelmente, só o Espirito  Santo realiza a mortificação dos nosso pecados".

Deixar de empregar diariamente o Espírito e nossa nova natureza, continua Owen, "é negligenciar o socorro excelente que Deus providenciou contra nosso maior inimigo" (o pecado residente). Mais de 350 anos depois de escrito, este pequeno livro pode ajudar-nos a redescobrir o auxílio do Espírito Santo na luta contra o pecado.

Fonte: Revista Ultimato nº 331 escrito por Elben César

Título: A Mortificação do Pecado
Autor:  John Owen 
Editora: Editora Vida
Páginas: 216

Nenhum comentário: